"Ansiedade: Quando Procurar Ajuda Profissional?"

A ansiedade pode ser caracterizada por uma preocupação excessiva, pensamentos acelerados e repetitivos, o medo desmedido, podendo haver atitudes compulsivas, além disso, as demais características dos transtornos de ansiedade podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo para uma pessoa. Os impactos negativos comprometem a qualidade de vida. E, também, os relacionamentos sociais, pessoais e profissionais, a capacidade produtiva e a relação da pessoa consigo e com o mundo.

À medida que o quadro de ansiedade se agrava (principalmente sem tratamento), piora a maneira como a pessoa encara o ambiente, o outro e a si mesma. Isso resulta em: isolamento e solidão; baixa autoestima; dificuldade de cuidar de si mesma; sedentarismo; emagrecimento ou obesidade; compulsões; vícios; entre outros maus hábitos e consequências.

Ainda, os transtornos ansiosos podem acarretar em outras doenças mais graves e incapacitantes, como a própria depressão, diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.

Em respeito aos transtornos mentais trabalha-se mais com o conceito de controle do que de cura, visto que cura não é o termo mais adequado, pois não podemos garantir que os sintomas desse transtorno não voltem, por isso o termo correto é chamado de reemissão que é o retorno a funcionalidade, podendo ser uma remissão parcial (50% de retorno a funcionalidade) ou total que seria um retorno completo a funcionalidade. A ansiedade se apresenta de forma crônica na grande maioria das pessoas. Uma vez diagnosticada com algum transtorno de ansiedade, a pessoa sempre poderá voltar a apresentar seus sintomas, mesmo que tenham sido controlados. Por isso, o tratamento não deve envolver apenas medicamentos.

Atualmente na Terapia Cognitivo comportamental (TCC), existem protocolos validados cientificamente e utilizados mundialmente para os diferentes tipos de transtornos de ansiedade.

É necessária uma mudança de qualidade de vida que deve ser mantida de forma contínua. Geralmente, os sintomas de ansiedade costumam piorar nos momentos em que a pessoa se encontra sob grande estresse. É importante levar em conta diferentes fatores que podem influenciar esse estresse, como familiares, laborais, sociais e etc. Psicólogos e psiquiatras são os profissionais indicados para realizar o diagnóstico correto e administrar o tratamento mais adequado. Eu sei que a terapia não é um processo agradável, mas saiba que você não precisa percorrer esse caminho sozinho, eu estou aqui para te escutar e te acolher, e deixar o processo mais agradável. Para que assim você possa viver uma vida mais saudavel e tranquila.

Venha conhecer o meu trabalho

PSICÓLOGO YAN SILVEIRA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS